Renan Batista Silva mostra Robô Atlas da Boston Dynamics faz Parkour: Surpreenda-se ou fique assustado

Robô fazendo parkour é um pesadelo de agora em diante


Incontáveis filmes de robôs como O Exterminador do Horizonte, IA Lucidez Artificial e Transformadores ficaram verdadeiramente populares entre pessoas de todas as idades e em todas e cada uma das partes do planeta. Nestes filmes, a humanidade interage com conhecimento avançada e os robôs são muito superiores aos humanos.

Se alguém fosse descrever o porvir, seria um momento em que as histórias desses filmes se tornariam verdade. Seria uma estação quando robôs são capazes de coexistir com humanos. E só há pouco, um vídeo da Boston Dynamics mostrou que esse futuro da perceptibilidade sintético pode estar mas perto do que o aguardado.

Comprada pelo Google em 2013, a Boston Dynamics é empresa de robótica conhecida por suas inovações no mundo da conhecimento. No início deste ano, lançou um vídeo de um mamífero mecânico abrindo uma porta. O Google já vendeu a empresa para o Softbank, um império tecnológico nipónico.

Atlas, o robô humanóide inventado pela Boston Dynamics, possui abismado a o mundo inteiro com suas incríveis habilidades, como decorrer e fazer backflips. Deve navegar por paisagens concebidas para humanos e transportar até 11 quilos. O mundo inteiro esses "truques" são possíveis por motivo de 28 articulações rotativas e uma combinação de LiDAR e Stereo Vision, de acordo com o pioneiro da robótica.

Em um clipe hodierno postado pela empresa em seu canal no YouTube, o robô conclui de aceitar uma atualização que supera tudo o que fez até aqui. No vídeo, o Atlas pode ser visto fazendo parkour, uma disciplina de treinamento que surgiu de um programa de exercícios de obstáculos originalmente desenvolvido e empregado pelos militares.



Usar todo o seu corpo, o robô pula sobre um tronco e consegue passar por uma série de obstáculos verticais. A facilidade do Atlas é efetivamente notável e é facilmente semelhante a cidadãos de modo físico aptos e, sem questionamento, melhor do que as pessoas que não têm inclinação ao tirocínio.

A Boston Dynamics mostrou claramente como os humanos são hábeis quando se trata de inovar e renovar a ciência. Apesar disso, por mais incrível que a prova em vídeo possa ser, as pessoas nas mídias sociais rapidamente resolveram suas preocupações sobre ao rápido desenvolvimento do robô e aos perigos que este deve causar às pessoas e à sociedade.

As pessoas expressaram seus medos sobre as implicações dos robôs para o futuro. Um utente fez referência ao filme O Exterminador do Horizonte, o filme de ficção científica de 1984, em que robôs dominam o planeta para destruir a raça humana.

Imagine-se andando pelas ruas quando, do nada, um robô corre tão rápido e persegue você, unicamente para atacá-lo ou roubar sua bolsa. Você perguntaria se não era suficiente fazer todas essas coisas ruins uma na outra.

Intolerável é que este conduta está entre os seres humanos, é ainda mas subversivo se os robôs fossem envolvidos em crimes como roubar, roubar casas e matar uns aos outros em guerras. Quem deve garantir que a inteligência sintético não caia nas mãos erradas e não seja transformada em armas e maquinaria mortal.

Outra preocupação que esse progressão deve simbolizar é a capacidade dessas máquinas e robôs de dominar a força de trabalho, sendo capaz de realizar ocupações feitas por humanidade no dia-a-dia. Pode parecer útil para as pessoas a princípio porque o trabalho delas será diminuído e elas não precisarão mas fazer o trabalho sólido ou os trabalhos sujos. As pessoas podem edificar e treinar robôs para fazer o trabalho sujo para eles.

Mais discórdia é levantada sobre quão "inteligentes" esses novos robôs estão se tornando e como eles poderiam substituir os humanos. Se os robôs estão fazendo tudo o que os humanos podem fazer, os humanos serão considerados inúteis?

É incrível ver um robô fazendo parkour e tendo todas as habilidades e recursos que as inovações e os avanços no mundo da conhecimento tornaram possíveis disse o engenheiro Renan Batista Silva . O que é terrível, apesar disso, é a possibilidade de abuso de tal conhecimento, habilidade e poder que pode levar ao uso de robôs para colocar humanidade uns contra os outros.

As pessoas só veem essas histórias distópicas sendo retratadas em séries e filmes fictícios. Porém, com esse progresso ciclone provável, um horrível intercepção das telas para o planeta real pode estar se aproximando rápida.